11 outubro 2006

Teste do BlogSend

Alterei o endereço do "BlogSend" para uma conta POP3 que realmente uso. Este post, no caso, é apenas um teste para saber se o blog está efetivamente encaminhando os posts para o devido endereço de e-mail (a tal ferramenta de newsletter automático).

Vejamos.

Segundo Obstáculo

É com pesar que anuncio que nossa primeira tentativa foi absolutamente frustrada.



O e-mail enviado malignamente para o redirecionador automático foi realmente publicado no blog, mas a reverberação não veio e houve apenas uma publicação do post.



Talvez o sistema do Blogger possua algum dispositivo anti-colapso que não permita a publicação de e-mails redirecionados, ainda que corretamente enviados para o endereço de postagem.

Amanhã iremos tentar burlar mais esta dificuldade incluindo outro redirecionador automático ou ainda através da ferramenta de redirecionamento do Outlook Express.

Quem viver, verá!

Colapso

Vejamos então se o envio de um post por e-mail ao blog Projeto Colapso irá reverberar...

Burlando Normas

Resolver o problema mostrado no post abaixo é muito simples. Basta você ter acesso a criar um e-mail de redirecionamento automático. Não sei se existem serviços gratuitos de redirecionamento, mas acho muito improvavel o maravilhoso mundo da web não fornecer uma coisa tão simples. Em todo caso, utilizei a ferramenta do servidor onde está hospedado o meu site de portifólio:



Agora, mais simples ainda. Basta preencher o e-mail criado no campo "BlogSend", isto é, o e-mail que receberá uma cópia de todo post que for publicado aqui:



Parece que está tudo certo agora. Feitas estas alterações, vou enviar um e-mail para o endereço de e-mail de postagem do blog ("Mail-to-Blogger") e o prórpio Blogger vai encaminhar uma cópia para o endereço de e-mail ("BlogSend") que eu criei, redirecionando automaticamente para o endereço de e-mail de postagem do blog ("Mail-to-Blogger") e assim sucessivamente.

Será que conseguiremos derrubar os servidores do Blogger.com, subsidiária do mega-conglomerado Google, ainda hoje?

Primeiro Obstáculo

Vejamos então que o Blogger não é tão estúpido assim...


Nada que um simples e-mail de redirecionamento automático não resolva. Vamos a isso então.

Reverberação

A idéia deste blog é bem simples:

1. O Blogger.com disponibiliza uma ferramenta que permite postar através de um e-mail próprio do blog. Enviando uma simples mensagem para o determinado e-mail, o campo assunto será tomado como título e o corpo da mensagem será o conteúdo do post, publicado na mesma hora.

2. Por outro lado, o Blogger.com possui outra ferramenta que é o envio de todos os posts para um outro determinado e-mail escolhido pelo dono do blog, criando uma newsletter automática do blog.

3. O que será que acontece se o e-mail da ferramenta nº1 for exatamente o mesmo que o da nº2?

Quando um microfone é colocado diante de sua caixa de som, as ondas sonoras emitidas amplificam-se continuamente, entrando pelo microfone e saindo pela caixa de som, num processo contínuo conhecido como reverberação realimentação acústica, e causando aquele chiado maldito que os entendidos chamam de microfonia.



Após publicar esse post, vou providenciar que os e-mails de envio e newsletter do blog sejam os mesmo e vamos ver no que vai dar.

Que o Senhor tenha piedade de nossas almas.